O corpo fala: conheça 5 possíveis sintomas físicos da ansiedade que merecem atenção durante a terapia (on-line ou presencial).
- Rui Sibilio

- 1 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de jun.
A ansiedade não afeta apenas os pensamentos e sentimentos — ela também se manifesta no corpo. Os sinais físicos são formas do organismo expressar que algo precisa ser cuidado com atenção. Estar atento a esses sintomas é um passo importante para cuidar da saúde e a terapia (on-line ou presencial) pode ser uma grande aliada para esses casos.
Os possíveis sintomas são:
1. Agitação física e movimentos involuntários: como balançar as pernas, roer unhas ou morder os lábios — comportamentos repetitivos, geralmente inconscientes.

2. Sensação de sufoco: aperto no peito, dificuldade para respirar ou até de ar, especialmente em momentos de tensão.
3. Fome emocional: vontade de comer fora dos horários habituais como forma de aliviar sentimentos de angústia ou nervosismo. Via de regra, o doce é um grande aliado nessas situações.

4. Insônia ou sono não reparador: dificuldade para adormecer, sono leve ou despertar recorrente durante a madrugada. Fator esse que resulta em sentir-se cansado mesmo após dormir.
5. Cansaço extremo: sensação de exaustão física e mental, mesmo após repouso, dificultando a realização de tarefas simples do dia a dia.
A terapia (on-line ou presencial) pode ajudar a compreender o que o corpo está comunicando. Se houver interesse, me chama no whatsapp para agendar sua consulta. Esse será o primeiro passo na direção da saúde física e emocional.
Autor
Rui Alexandre Sibilio
psicólogo CRP 06-94026


